Avaliação Antropométrica

Entenda mais sobre a avaliação antropométrica

A antropometria ISAK (International Society for the Advancement of Kinanthropometry) – Sociedade Internacional para o Avanço da Cineantropometria, tem por objetivo aplicar padrões internacionais de técnicas de medidas antropométricas, o que permite ao avaliador obter um grau máximo de precisão, exatidão e técnica. Além disso, possibilita um melhor controle de qualidade das medições, que é reforçado pelas padronizações e técnicas adotadas, bem como pela tolerância de erro entre as medidas. O método ISAK é mundialmente reconhecido.

As medidas objetivam controlar o crescimento, o desenvolvimento, o envelhecimento e o desempenho motor; monitorar atletas; associar intervenções de atividade física e de nutrição, com mudanças no tamanho, na forma e na composição corporais. Tais medidas servem também como indicadores do estado de saúde da população em geral.

No processo, após realizar todas as medições, o avaliador pode aplicar uma série de ferramentas, utilizando vários cálculos para análises de dados. Estes incluem o fracionamento da massa corporal em componentes de massa óssea, muscular, adiposa e residual; mais o somatótipo; a proporcionalidade; e a predição de densidade corporal (e posteriormente do percentual de gordura corporal), usadas várias equações de regressão. A transformação dos dados pode produzir categorias de percentis específicas por idade e sexo, para medidas individuais, obesidade geral e classificações de massas proporcionais, além de outros índices, como  a relação cintura-quadril, as somatórias de dobras cutâneas e os perímetros corrigidos por dobras cutâneas.